13 de Fevereiro de 2015
Na próxima quarta-feira dia 18 de fevereiro as quatro paróquias de Ji Paraná que compõem o Regional Centro celebrarão Missa com Distribuição de Cinzas na quadra da Paróquia São José às 19h30min. No ano passado a celebração reuniu cerca de 6.000 pessoas, este ano a equipe que organiza a celebração acredita que estará reunindo um número maior de fiéis.
A Quarta-Feira de Cinzas representa o começo da Quaresma, um tempo de preparação para a Páscoa. É uma época de conversão e mudança de vida, visto que representa a liberação da escravidão do pecado e o começo de uma vida nova em Cristo.
O período de 40 dias antes da Páscoa, ressalvando os domingos, está baseado no símbolo do número quarenta na Bíblia. No Livro Sagrado, quarenta é o número de dias do dilúvio, dos anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos dias de Moisés e de Elias na montanha e dos dias que Jesus passou no deserto.
A Quaresma termina Quinta-Feira da Semana Santa, dia 02 de abril, quando os católicos se preparam para a Páscoa. A época é reservada para a reflexão e conversão espiritual, além de ser ocasião dos cristãos se recolherem em oração e penitência para preparar seu espírito.
Durante a Quaresma, a Igreja Católica veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 D.C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.
Durante este período, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e oração. Porém, este período não é encarado como sacrifício por eles, e sim, como momento de conversão.
Na Quarta Feira de Cinzas a igreja Católica no Brasil realiza a abertura oficial da Campanha da Fraternidade este ano com o tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e o Lema: “Eu vim para servir”. (Mc 10,45)
Objetivo geral da CF - 2015 CNBB
Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
Objetivos específicos da CF - 2015 CNBB
01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.
02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.
03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.
04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.
05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.
06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.·.
Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná