23 de Fevereiro de 2015
As quatro paróquias do Regional Centro estiveram reunidas na última quarta- feira, dia 18 de fevereiro, para celebrar o inicio da quaresma e a Abertura da Campanha da Fraternidade 2015 na Diocese de Ji Paraná.
Mais de 7.000 fiéis estiveram presentes, a missa foi presidida pelo bispo Dom Bruno Pedron e concelebrada pelos párocos e padres das quatro paróquias de Ji Paraná. No momento da abertura oficial da Campanha da Fraternidade Pe Johnnis Partele motivou a mística e a espiritualidade da campanha deste ano a partir do Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade, e do lema: “ Eu vim para servir” (Mc 10,45).
Pe Johnnis motivou todos os sacerdotes presentes para repetir o gesto de Jesus do lava pés que está estampado no cartaz da campanha com a foto do Papa Francisco, onde os padres, Diácono e Dom Bruno lavaram os pés de pessoas que no momento representavam a sociedade como um todo, é a igreja dando o exemplo para que toda a sociedade abra-se à solidariedade, à partilha, priorizando os menos favorecidos.
Em sua homilia Dom Bruno fez uma reflexão à luz da mensagem do Papa Francisco por ocasião da Campanha da Fraternidade 2015, nesta mensagem o Papa nos ensina aquilo que resume a identidade do cristão: “amar servindo”.
Depois de ler a mensagem recebida pelo Papa, Dom Bruno exortou a todos: “Queridos irmãos e irmãs, este início de Quaresma deve levar cada uma e cada um de nós a sentir o dever do encontro e da acolhida fraterna, superando barreiras religiosas e sociais. Hoje o mundo está à beira de uma grande calamidade por causa da diferença do jeito de conceber a Deus e por falta de vontade de repartir melhor os próprios bens. Povos explorados por séculos por uma economia injusta, praticada por nações do primeiro mundo, reivindicam os seus direitos à vida e ao progresso gerando esta convulsão mundial de forma violenta”.
No final de sua homilia Dom Bruno deu ênfase ao que a igreja propõe a todos para bem viver esse tempo quaresmal “... que os sacrifícios e jejuns deste tempo de graça sejam oferecidos para que nós, como Igreja, sejamos capazes de assumir atitudes radicais a favor dos pobres e menos favorecidos, de diálogo com os nossos irmãos das várias denominações cristãs e não cristãs, num ecumenismo fraterno como deseja o nosso Papa Francisco e para que Deus ilumine os nossos irmãos que devem servir à sociedade em cargos políticos a praticar sempre a justiça e o direito”.
Na benção final Dom Bruno fez o envio de todos os fiéis presentes para que valorizem o tema da Campanha da Fraternidade 2015 para tornar a Quaresma um momento de decisão, de opção de vida, para que se realize em todos a verdadeira conversão
Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná