18 de Mar�o de 2015
Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, o papa Francisco nomeou dom Esmeraldo Barreto de Farias como bispo auxiliar de São Luís (MA), transferindo-o da arquidiocese de Porto Velho (RO). Dom Esmeraldo foi nomeado arcebispo de Porto Velho, em 30 de novembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI, após renúncia de dom Moacyr Grechi, por razão de idade, 75 anos.
Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).
Dom Esmeraldo já foi bispo de Santarém (PA) de 2007 a 2011; foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no quadriênio de 2007 a 2011. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação da entidade a dom Esmeraldo Barreto de Farias, nomeado hoje, dia 18, pelo papa Francisco, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís (MA). No texto, a CNBB agradece a dedicação de dom Esmeraldo, que durante mais de três anos esteve como arcebispo da arquidiocese de Porto Velho (RO).
"Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário", expressa a CNBB.
Leia o texto na íntegra:
Saudação a Dom Esmeraldo Barreto de Farias
“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o Excelentíssimo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, transferindo-o da sede metropolitana de Porto Velho, no Estado de Rondônia” (N.6.402/15 – 02/03/15).
Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário. Sempre pronto, próximo, serviçal e alegre, mesmo com a saúde em permanente estado de atenção.
Seus irmãos bispos, Dom Esmeraldo, se já o admirávamos e lhe queríamos tanto bem, doravante teremos um afeto ainda maior, pois o senhor continua fazendo-se menor: “Eu vim para servir” (Mc 10,45 – CF 2015).
Feliz o povo que o teve como pastor. Feliz Dom José Belisário da Silva, Vice-Presidente da CNBB, que o terá como irmão muito próximo. Felizes as irmãs e irmãos da Arquidiocese de São Luís que poderão saciar-se com seu sempre atencioso carinho de irmão e de pai.
A CNBB agradece sua dedicação em favor de todo o povo da Arquidiocese de Porto Velho – RO.
A Virgem Maria da qual o senhor é tão devoto, alcance do seu filho Jesus as bênçãos necessárias para os bons frutos de seu ministério.
Com afeto e preces,
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB
Fonte: http://www.cnbb.org.br/