Semana Santa. Paróquia da Catedral São João Bosco

09 de Abril de 2015

 

A paróquia da Catedral São João Bosco, realizou na Semana Santa, uma vasta programação religiosa. Todas as celebrações foram muito participativas, as comunidades paroquiais atenderam ao convite do pároco Pe Johnnis Partelli para que juntas pudessem celebrar a Semana Maior da igreja, um apelo, que ele reforçava em todas as celebrações tendo como mensagem central em suas homilias a verdadeira conversão de seus fiéis, onde todos pudessem viver essa Páscoa em sua totalidade.

 

 

A Missa de Ramos abriu a Semana Santa com procissão e benção dos Ramos. Com cantos e reflexões onde os fiéis  com os ramos nas mãos, foram motivados a caminhar até a Catedral para celebração Eucarística, que foi presidida pelo bispo Dom Bruno Pedron e concelebrada pelo pároco Pe Johnnis.

 

 

 

No domingo de Ramos, foi celebrada a missa dos enfermos na Comunidade São judas Tadeu. Na quinta-feira à noite aconteceu a Missa do Lava-pés, nos setores que compõem a paróquia foram presididas pelo Pároco Pe Johnnis Parteli e pelo Vigário Paroquial Pe José de Assis, ambos estiveram nas comunidades realizando confissões e celebrações durante as semanas que antecederam a Páscoa.

 

 

 

Dom Bruno presidiu todas as celebrações do Tríduo Pascal na Catedral, na Quinta Feira Santa lavou os pés dos coordenadores de pastorais, movimentos e serviços relembrando o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos em sinal de humildade e respeito. É a celebração em que a igreja católica faz memória da Última Ceia onde Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.

 

 

Durante o Tríduo Pascal, a Igreja lembra a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Confissão Comunitária, a Celebração da Paixão do Senhor, com a Adoração da Cruz na Sexta-feira Santa e a Via Sacra foram marcadas por momentos fortes de reflexão em torno da Palavra que era proclamada e do tema da CF 2015 “Eu vim para servir”. (Mc 10,45)

 

 

 

Centenas de fiéis participaram da Via Sacra Luminosa, com a imagem do Cristo Morto caminharam pelas ruas do centro da cidade, onde todas as comunidades da paróquia representaram com quadros vivos a Via Dolorosa de Jesus. A estrutura que foi montada em cima de quatorze caminhões chamou a atenção do publico presente pela riqueza dos detalhes e desempenho dos personagens.

 

 

“Parabéns a todas as equipes de liturgia que prepararam as celebrações para que esta Semana Santa pudesse ajudar nosso povo a rezar. Parabéns a todas as comunidades, pastorais e serviços de nossa Paróquia São João Bosco que prepararam bem as estações da via sacra. Muito obrigado! Ficou tudo muito bonito, foi lindo, muito lindo!” Pe Johnnis Parteli.

 

 

 

 

Ao final da Via Sacra Pe Johnnis fez uma reflexão sobre os vários rostos de Cristo que foram vistos durante as estações. "Em cada rosto uma relidade nos foi apresentada, é preciso enchergar Cristo no rosto do irmão." Pe Johnnis Parteli

 

 

 

 

 

 

No sábado dia 04 de abril a Igreja celebrou a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a Ressurreição de Cristo, uma cerimônia que é carregada de ricos simbolismos que nos leva a reviver a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo. No domingo de Páscoa várias comunidades celebraram no alvorecer do dia a Ressurreição de Jesus, com queima de fogos, celebrações eucarísticas e partilha.

 

 

Fotos:

Simone Rossi

Marcia Regina Mariano

Comando 190

 

Fonte: Ude Toginho - Paróquia da Catedral São João Bosco

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]